SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Basal ganglia calcification as a putative cause for cognitive decline author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

O'CONNOR, Claire M. et al. Reforço das habilidades dos cuidadores e da funcão do paciente no manejo não farmacológico da demência frontotemporal (DFT): necessidade para estudos clínicos randomizados e controlados. Dement. neuropsychol. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp.143-150. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642013DN70200002.

A DFT é uma condição única que se manifesta por uma variedade de sintomas, principalmente em atividades da vida diária (AVD) e aumento da carga sobre os cuidadores em comparação aos cuidadores de outras demências. Não existe nenhuma intervenção farmacológica para tratamento da DFT até o momento e pesquisas sobre o manejo farmacológico dos sintomas são variáveis.Os poucos estudos em intervenção não farmacológica em DFT focam nos cuidadores ou em sintomas dos pacientes, faltando rigor metodológico. Este artigo revisa e discute os estudos atuais que utilizam abordagem não farmacológica, o que expõe a clara necessidade para metodologias mais rigorosas a serem aplicadas neste campo. Finalmente, um ensaio clinico randomizado bem sucedido ajudou na redução de comportamentos em demência, através da implementação da participação em atividades ajustadas, é apresentado o FTD-specific Tailored Activities Program (TAP). Este protocolo visa abordar tanto o paciente com DFT quanto seu cuidador. Este manuscrito evidencia que pesquisas dentro desta area ajudariam a elucidar o potencial em usar estas atividades para redução dos comportamentos característicos em DFt, melhorando a qualidade de vida e experiências dos cuidadores em DFT.

Keywords : demência frontotemporal; intervenção não farmacológica; ensaio clinico randomizado; incapacidade funcional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )