SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Argyrophilic grain disease: An underestimated tauopathySynesthesia and music perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

BAHIA, Christianne Martins Corrêa da Silva  and  PEREIRA, João Santos. Relação entre apneia obstrutiva do sono e doenças neurodegenerativas: uma via de mão dupla. Dement. neuropsychol. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.9-15. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642015DN91000003.

Os distúrbios do sono são comuns ao longo do curso clínico das principais doenças neurodegenerativas. Dentre estes, a apneia obstrutiva do sono tem sido muito estudada na última década e avanços no conhecimento sobre sua relação com o processo neurodegenerativo tem apontando para uma relação bidirecional. As doenças neurodegenerativas podem levar a alterações funcionais no sistema respiratório que facilitam o surgimento da apneia, assim como, a própria apneia obstrutiva do sono, ao causar hipóxia intermitente, parece acarretar na aceleração do processo de morte neuronal. Considerando que a apneia obstrutiva do sono é uma condição potencialmente tratável, sua identificação e intervenção precoces podem ter impacto positivo no manejo de pacientes com doenças neurodegenerativas.

Keywords : apneia obstrutiva do sono; distúrbios do sono; doenças neurodegenerativas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )