SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Queixa subjetiva de memória associada à depressão e comprometimento cognitivo em idosos: uma revisão sistemáticaComparação do atendimento aos pacientes com demência em serviços público e privado na região sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

OLIVEIRA, Glaucia Martins de et al. Relações entre previsão de desempenho de memória episódica e variáveis sociodemográficas entre idosos saudáveis. Dement. neuropsychol. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.58-63. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642015DN91000008.

Estudos prévios sugerem que a previsão de desempenho, um dos aspectos da metamemória, pode estar associada ao desempenho em tarefas de memória.

OBJETIVO:

Objetivou-se descrever a previsão de desempenho antes da realização de uma tarefa de memória episódica em idosos residentes na comunidade, divididos por sexo, faixas de idade e escolaridade. Adicionalmente, objetivou-se estudar a associação entre a previsão de desempenho com o desempenho objetivo em tarefa de memória.

MÉTODOS:

Foram utilizados os dados de 359 idosos participantes do estudo FIBRA realizado em Ermelino Matarazzo, São Paulo. Foi utilizada uma questão referente à previsão de desempenho: "Se alguém lhe mostrasse uma folha com desenhos de 10 figuras para observar por 30 segundos, quantas figuras o/a senhor/a acha que conseguiria se lembrar em seguida sem ver a folha?". O desempenho de memória foi avaliado pela memorização de 10 figuras em preto e branco da Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC).

RESULTADOS:

Não foram encontradas diferenças entre homens e mulheres, entre faixas etárias ou de escolaridade para a previsão de desempenho antes da realização de tarefa de memória. Houve associação modesta (rho=0,11, p=0,041) entre a previsão de desempenho e o desempenho em memória imediata. Na análise de regressão linear multivariada a previsão de desempenho associou-se de forma moderatemente significante com a memória imediata (p=0,061).

CONCLUSÃO:

Neste estudo observou-se que as variáveis sociodemográficas não influenciaram a previsão de desempenho que esteve associada de forma modesta com a memória imediata na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC).

Palavras-chave : memória; previsão de desempenho; metamemória; idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )