SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3USO DE UMA VERSÃO MODIFICADA DA FLUÊNCIA VERBAL ALTERNADA PARA A AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE COGNITIVACognitive performance and engagement in physical, social and intellectual activities in older adults: The FIBRA study índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

SERRAO, Valéria Trunkl et al. DESEMPENHO DE UMA AMOSTRA DE PACIENTES COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE (CCL), DOENÇA DE ALZHEIMER (DA) E IDOSOS SAUDÁVEIS EM TESTE DE DECISÃO LEXICAL (TDL) COMO MEDIDA DE QI PRÉ-MÓRBIDO. Dement. neuropsychol. [online]. 2015, vol.9, n.3, pp.265-269. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-57642015dn93000009.

Objetivo:

O objetivo deste artigo é descrever o desempenho de idosos saudáveis, idosos com patologias relacionadas ao envelhecimento (CCL) e de idosos com DA, em teste de decisão lexical.

Métodos:

Participaram 38 idosos saudáveis, 61 CCL e 26 DA, atendidos no Setor de Neurologia do Hospital das Clínicas (GNCC) e do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC). Os instrumentos neuropsicológicos incluíram teste de memória episódica (RAVLT), Subtestes do WAIS-III (Vocabulário e Raciocínio Matricial) para estabelecer QI estimado, teste de nomeação (BNT) e o Teste de Decisão Lexical (TDL).

Resultados:

Todos os grupos diferiram quanto ao MEEM, de acordo com o esperado para as patologias, para os testes de memória, para a nomeação e o QI estimado. No caso do vocabulário e do TDL - medidas de inteligência cristalizada não apresentaram diferença.

Conclusão:

O TDL permitiu que se mostrasse que a decisão lexical pode ser uma medida de QI pré-mórbido nos indivíduos avaliados em uma amostra da população brasileira.

Palavras-chave : QI pré-mórbido; linguagem; doença de Alzheimer.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )