SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3ANÁLISE DE NARRATIVAS PROTOTÍPICAS PRODUZIDAS POR INDIVÍDUOS AFÁSICOS E INDIVÍDUOS COGNITIVAMENTE SADIOSAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE APOIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

MULLER, Juliana de Lima; TORQUATO, Kamilla Irigaray; MANFRO, Gisele Gus  e  TRENTINI, Clarissa Marceli. FUNÇÕES EXECUTIVAS COMO UM POTENCIAL ENDOFENÓTIPO NEUROCOGNITIVO NOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA CONSIDERANDO OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO DSM-IV E DO DSM-5. Dement. neuropsychol. [online]. 2015, vol.9, n.3, pp.285-294. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/1980-57642015dn93000012.

Evidências na literatura indicam que déficits neurocognitivos podem representar endofenótipos nos transtornos psiquiátricos.

Objetivo:

Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das funções executivas como um potencial endofenótipo neurocognitivo nos transtornos de ansiedade de acordo com as classificações diagnósticas do DSM-IV e do DSM-5.

Métodos:

Uma pesquisa na literatura nas bases de dados LILACS, Cochrane Library, Index Psi Periódicos Técnico-Científicos, PubMed and PsycInfo foi conduzida, sem limite de tempo. Dos 259 estudos encontrados, 14 foram incluídos nessa revisão.

Resultados:

Somente foram encontrados estudos sobre o transtorno obsessivocompulsivo (TOC). Os componentes das funções executivas como a tomada de decisão, planejamento, inibição de resposta, inversão comportamental/alternância, aprendizagem reversa e mudança de foco/flexibilidade cognitiva foram considerados endofenótipos neurocognitivos no TOC.

Conclusão:

É necessário o desenvolvimento de estudos sobre funções executivas como um endofenótipo neurocognitivo em outros transtornos de ansiedade, pois eles podem apresentar diferentes endofenótipos neurocognitivos e podem exigir abordagens de prevenção e tratamento distintas.

Palavras-chave : endofenótipos; função executiva; transtornos de ansiedade; neuropsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )