SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4Cognitive dysfunction in hereditary spastic paraplegias and other motor neuron disordersCell-based technologies for Huntington's disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

BARBOSA, Alessandra Ferreira et al. MARCHA, POSTURA E COGNIÇÃO NA DOENÇA DE PARKINSON. Dement. neuropsychol. [online]. 2016, vol.10, n.4, pp.280-286. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/s1980-5764-2016dn1004005.

Distúrbios da marcha e perda de controle postural são as causas principais de queda e incapacidade na doença de Parkinson (DP). A alteração cognitiva desempenha um papel importante para a perda do controle postural e aumenta o risco de quedas; ela também interfere no cuidado e tratamento dos distúrbios da marcha. É importante reconhecer os transtornos da marcha, postura e equilíbrio escolhendo instrumentos de avaliação adequados para identificar os pacientes que tem maior risco de quedas e referi-los para reabilitação o mais precocemente possível, porque os medicamentos e a cirurgia não melhoram a marcha, nem a postura de pacientes com DP.

Keywords : marcha; cognição; doença de Parkinson; queda; avaliação da marcha.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )