SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Planning ability impairments in probable Alzheimer's disease patients: Evidence from the Tower of London testSundown syndrome and symptoms of anxiety and depression in hospitalized elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764On-line version ISSN 1980-5764

Abstract

MALAK, Ana Lara Soares Blum et al. SINTOMAS DE DEPRESSÃO EM PACIENTES COM DECLÍNIO COGNITIVO LEVE NA DOENÇA DE PARKINSON. Dement. neuropsychol. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.145-153. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-020007.

Objetivo:

Investigar os sintomas depressivos mais frequentes e sua associação com a cognição de indivíduos com doença de Parkinson (DP) e declínio cognitivo leve (DCL)

Métodos:

Foram avaliados 48 pacientes com DP e 44 Controles (GC), com idade entre 50 e 80 anos e escolaridade superior a 4 anos, todos com DCL e sem diagnóstico de depressão. Pacientes e controles foram pareados quanto à idade, escolaridade e pontuação do Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Os participantes foram submetidos à avaliação clínica com neurologista seguida de avaliação neuropsicológica com os instrumentos MEEM, Teste do Desenho do Relógio, Teste de Fluência Verbal Semântica e Fonêmica, Teste de Memória de Figuras (FMT), Teste Stroop de Cores e Palavras, Teste das Trilhas (TMT), Span de Dígitos WAIS III, Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), Teste de Organização Visual de Hooper e Inventário de Depressão de Beck (BDI).

Resultados:

Os sintomas depressivos mais frequentes no grupo DP foram dificuldade para trabalhar, fatigabilidade e distúrbios do sono, sendo este comum ao grupo controle. A pontuação do BDI correlacionou-se negativamente com aprendizagem e memória de reconhecimento em ambos os grupos. Neste estudo, a memória episódica, avaliada pelos testes FMT e RAVLT, apresentou-se como a função cognitiva com maior comprometimento.

Conclusão:

Alguns sintomas depressivos prevalentes nos Parkinsonianos com DCL podem ser atribuídos à DP, dificultando o diagnóstico diferencial.

Keywords : doença de Parkinson; depressão; cognição; declínio cognitivo leve.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )