SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3FRANCISCO DE CASTRO: LOCALIZACIONISMO, INTELIGÊNCIA E O LOBO FRONTALCONSCIÊNCIA DA DOENÇA PODE AUMENTAR RISCO DE SUICÍDIO NA DEMÊNCIA DE INÍCIO PRECOCE: RELATO DE CASO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764versão On-line ISSN 1980-5764

Resumo

IANNONE, Aline et al. EFEITO TERAPÊUTICO DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA DE CORRENTE DIRETA NOS SINTOMAS NEUROPSICOLÓGICOS DE UM PACIENTE IDOSO: RELATO DE CASO. Dement. neuropsychol. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.304-307. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-030014.

Embora evidências crescentes apontem para os potenciais efeitos terapêuticos da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), ainda não há consenso sobre o protocolo mais adequado a ser usado em sintomas neurológicos e neuropsicológicos específicos. Este relato de caso avaliou os efeitos terapêuticos neuromoduladores de dois protocolos de 15 dias de ETCC em paciente idosa, com idade de 78 anos com comprometimento cognitivo leve, dor crônica e sintomas relacionados à depressão. Os resultados indicaram uma melhoria global significativa das funções cognitivas e executivas, bem como a redução tanto na depressão quanto nos sintomas da dor crônica. Isso destaca o potencial do ETCC como uma ferramenta clínica neuromoduladora segura e útil na reabilitação de pacientes idosos.

Palavras-chave : neuromodulação; ETCC; Pacientes idosos; comprometimento cognitivo leve; depressão; dor crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )