SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4O PAPEL DAS BIÓPSIAS E AUTÓPSIAS NO DIAGNÓSTICO DA DEFICIÊNCIA COGNITIVA, COM ÊNFASE NAS DOENÇAS CEREBRAIS DE PEQUENOS VASOS: AVALIAÇÃO CRÍTICA E EXPERIÊNCIA PESSOALUM CONTÍNUO DE DÉFICITS EM FUNÇÃO EXECUTIVA NO COMPROMETIMENTO COGNITIVO SUBCORTICAL INICIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764versão On-line ISSN 1980-5764

Resumo

CUSTODIO, Nilton et al. DEMÊNCIA MISTA: REVISÃO DAS EVIDÊNCIAS. Dement. neuropsychol. [online]. 2017, vol.11, n.4, pp.364-370. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-040005.

Demência mista é denominação usual para a coexistência da doença de Alzheimer e doença cerebrovascular (DCV) no mesmo paciente demente. Atualmente, seu diagnóstico e tratamento continuam sendo um desafio. Fornecer uma visão geral da epidemiologia, patogênese, história natural, diagnóstico e terapia da Demência Mista Alzheimer-Vascular (DMAV). Foi realizada revisão da literatura buscando por artigos publicados entre 1990 e 2016 usando palavras-chave relacionadas ao DMAV. Estudos neuropatológicos indicam que DMAV é um achado patológico muito comum em idosos, com uma prevalência de cerca de 22%. A distinção entre demência de Alzheimer e demência vascular (DV) é complexa porque suas apresentações clínicas podem se sobrepor. Existem critérios internacionais para o diagnóstico DMAV. A terapia farmacológica mostra benefícios clínicos modestos que são semelhantes para todos os medicamentos utilizados em pacientes com demência de Alzheimer e DV. A terapia não-farmacológica inclui o manejo rigoroso dos fatores de risco cardiovascular (especialmente a hipertensão) e a promoção de uma dieta saudável. O diagnóstico e o tratamento do DMAV não podem ser melhorados sem outros estudos. Os medicamentos atualmente disponíveis fornecem apenas benefícios clínicos modestos, depois que DMAV instalou-se. Em indivíduos em risco, a terapia anti-hipertensiva e uma dieta saudável devem ser recomendadas para prevenir ou retardar a progressão da DMAV.

Palavras-chave : demência mista; doença de Alzheimer; demência vascular; doença cerebrovascular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )