SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4DEMÊNCIA MISTA: REVISÃO DAS EVIDÊNCIASEVOLUÇÃO DO DESEMPENHO EM TESTES COGNITIVOS BREVES DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO VASCULAR E DEMÊNCIA VASCULAR: AVALIAÇÃO INICIAL E ACOMPANHAMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764versão On-line ISSN 1980-5764

Resumo

SUDO, Felipe Kenji et al. UM CONTÍNUO DE DÉFICITS EM FUNÇÃO EXECUTIVA NO COMPROMETIMENTO COGNITIVO SUBCORTICAL INICIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE. Dement. neuropsychol. [online]. 2017, vol.11, n.4, pp.371-380. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-040006.

Introdução:

O Comprometimento Cognitivo Vascular Subcortical (CCVS) é um contínuo clínico de comprometimento cognitivo de causa vascular, que inclui o Comprometimento Cognitivo Leve Vascular (CCLV) e a Demência Vascular. Déficits em Função Executiva (FE) são marcantes no quadro, mas a melhor metodologia para avaliar essa função ainda necessita ser determinada. A evolução insidiosa e quase previsível do CCVS e o conceito atual multidimensional de FE sugerem que uma dissociação temporal de comprometimentos dos domínios da FE exista nos estágios iniciais do transtorno.

Objetivo:

Visou-se a revisar e analisar dados da literatura sobre o desempenho de sujeitos com CCLV nos testes mais usados de FE através de uma abordagem metanalítica.

Métodos:

Foram realizadas buscas no Medline, Web of Knowledge e PsycINFO, usando os seguintes termos: “comprometimento cognitivo vascular” OU “comprometimento cognitivo não demência vascular” OU “transtorno neurocognitivo leve vascular” E “função executiva” OU “disexecutiva”. Metanálises foram conduzidas para cada um dos testes, usando-se modelos de efeitos aleatórios.

Resultados:

A revisão sistemática demonstrou grande discrepância entre os resultados dos estudos incluídos. A metanálise evidenciou desempenhos piores no Teste de Trilhas parte B e no teste de cores do Stroop em sujeitos com CCLV em comparação com controles.

Conclusão:

Um contínuo de comprometimentos em FE no CCVS foi proposto. Déficits iniciais parecem ocorrer em flexibilidade cognitive e controle inibitório.

Palavras-chave : comprometimento cognitivo leve; transtornos cerebrovasculares; neuropsicologia; demência vascular; síndrome metabólica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )