SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Association between diabetes and causes of dementia: Evidence from a clinicopathological studyIncreased CSF levels of total Tau in patients with subcortical cerebrovascular pathology and cognitive impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764On-line version ISSN 1980-5764

Abstract

MORELLI, Nathalia Lais et al. FLUÊNCIA VERBAL EM IDOSOS COM E SEM HIPERTENSÃO E DIABETES NO ESTUDO FIBRA EM ERMELINO MATARAZZO. Dement. neuropsychol. [online]. 2017, vol.11, n.4, pp.413-418. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-040011.

Introdução:

Existem poucos estudos sobre as variáveis qualitativas decorrentes do teste de fluência verbal (FV) categoria animais, em especial com dados provenientes de amostra populacional de países com baixa renda.

Objetivo:

Comparar idosos com e sem hipertensão (HAS) e diabetes mellitus (DM) quanto ao número total de animais falados, número de categorias, grupos e trocas de categoria no teste de FV.

Métodos:

Utilizou-se o banco de dados do estudo FIBRA (Fragilidade em Idosos Brasileiros) de base populacional em Ermelino Matarazzo. Foram criadas as variáveis Categoria, Grupo e Troca de Categoria para cada participante. A amostra total (n = 384) foi dividida entre aqueles idosos que relataram ter HAS, DM, ambas ou nenhuma destas condições.

Resultados:

Não houve diferença significativa entre os grupos com e sem estas doenças crônicas para o escore total da FV nem para as variáveis qualitativas.

Conclusão:

Entre idosos independentes residentes na comunidade, as variáveis qualitativas derivadas da FV animais podem não adicionar informações sobre o perfil cognitivo de idosos com condições crônicas. O escore total da FV e as variáveis qualitativas Categoria, Grupo e Troca de Categoria não diferenciaram idosos com e sem HAS e DM.

Keywords : idoso; cognição; fluência verbal; função executiva; hipertensão; diabetes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )