SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4ASSOCIAÇÃO ENTRE DIABETES E CAUSAS DE DEMÊNCIA: EVIDÊNCIA DE UM ESTUDO CLÍNICO-PATOLÓGICOAUMENTO DOS NÍVEIS DE CSF DE TAU TOTAL EM PACIENTES COM PATOLOGIA SUBCUTÂNEA CEREBROVASCULAR E COMPROMETIMENTO COGNITIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764versão On-line ISSN 1980-5764

Resumo

MORELLI, Nathalia Lais et al. FLUÊNCIA VERBAL EM IDOSOS COM E SEM HIPERTENSÃO E DIABETES NO ESTUDO FIBRA EM ERMELINO MATARAZZO. Dement. neuropsychol. [online]. 2017, vol.11, n.4, pp.413-418. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-040011.

Introdução:

Existem poucos estudos sobre as variáveis qualitativas decorrentes do teste de fluência verbal (FV) categoria animais, em especial com dados provenientes de amostra populacional de países com baixa renda.

Objetivo:

Comparar idosos com e sem hipertensão (HAS) e diabetes mellitus (DM) quanto ao número total de animais falados, número de categorias, grupos e trocas de categoria no teste de FV.

Métodos:

Utilizou-se o banco de dados do estudo FIBRA (Fragilidade em Idosos Brasileiros) de base populacional em Ermelino Matarazzo. Foram criadas as variáveis Categoria, Grupo e Troca de Categoria para cada participante. A amostra total (n = 384) foi dividida entre aqueles idosos que relataram ter HAS, DM, ambas ou nenhuma destas condições.

Resultados:

Não houve diferença significativa entre os grupos com e sem estas doenças crônicas para o escore total da FV nem para as variáveis qualitativas.

Conclusão:

Entre idosos independentes residentes na comunidade, as variáveis qualitativas derivadas da FV animais podem não adicionar informações sobre o perfil cognitivo de idosos com condições crônicas. O escore total da FV e as variáveis qualitativas Categoria, Grupo e Troca de Categoria não diferenciaram idosos com e sem HAS e DM.

Palavras-chave : idoso; cognição; fluência verbal; função executiva; hipertensão; diabetes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )