SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A REALIDADE VIRTUAL É BENÉFICA PARA O TREINO DE MARCHA COM TAREFA DUPLA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON? REVISÃO SISTEMÁTICAFUNÇÃO EXECUTIVA NA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764versão On-line ISSN 1980-5764

Resumo

MAFFIOLETTI, Virgínia Lúcia Reis et al. EFICÁCIA DO CENTRO DIA NO APOIO A CUIDADORES FAMILIARES DE PESSOAS COM DEMÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Dement. neuropsychol. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.268-283.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/1980-57642018dn13-030003.

O centro-dia (CD) permite uma pausa no cuidado diário como estratégia de apoio aos cuidadores familiares (CF) das pessoas com demência (PcD).

Objetivo:

analisar as estratégias de suporte aos CF oferecidas pelos CD, seus modelos metodológicos e teóricos, bem como os respectivos benefícios sobre sua sobrecarga, estratégias de enfrentamento e qualidade de vida.

Métodos:

uma revisão sistemática utilizando a metodologia Prisma foi realizada nos bancos de dados eletrônicos PubMed, PsycInfo, Scopus e SciELO em agosto, 2018. As palavras chave da pesquisa foram “centro dia”, “demência” ou doença de Alzheimer, “cuidador”, “qualidade de vida” e “adaptação psicológica”.

Resultados:

vinte e um estudos foram incluídos. Não foram encontrados estudos randomizados. A oferta de educação, aconselhamento e apoio, o acesso a informações sobre a estrutura e o programa do CD, a expertise dos profissionais e a qualidade da relação destes com os usuários foram aspectos ressaltados pelos cuidadores. Comparados aos programas padrão centrados na PcD, estudos descrevendo o programa integrado, focado nas atividades para PcD e CF, mostraram um aumento no sentimento de competência e autoconfiança do CF e adiamento da institucionalização. Observou-se heterogeneidade na estrutura e organização dos programas de CD, nas estratégias de intervenção e nas bases teóricas.

Conclusão:

programas integrados são uma abordagem promissora que atende às necessidades e demandas das PcD e seus CF de forma multidimensional.

Palavras-chave : centro-dia; demência; doença de Alzheimer; cuidador; qualidade de vida; adaptação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )