SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Avaliação comparativa do preparo do canal radicular realizado por alunos de graduação com os sistemas manual e oscilatórioQualidade da imagem radiográfica quanto ao tempo de leitura em negatoscópio com interrupção da etapa de fixação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

BODANEZI, Augusto et al. Mensuração digital da radiopacidade de diferentes cimentos obturadores resinosos e de base zinco-enólica. Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2010, vol.25, n.1, pp. 74-77. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232010000100015.

OBJETIVO: Avaliar a radiopacidade produzida por sete cimentos comercialmente disponíveis (AH Plus, Epiphany, Sealapex, Acroseal, Sealer 26, Endomethasone and Endofill) e um em estágio experimental (MBP). METODOLOGIA: Depois de homogeneizados os materiais, o teste de radiopacidade foi executado conforme a especificação nº 57 da ANSI/ADA. Radiografou-se os espécimes junto a uma escala de Alumínio e as imagens resultantes foram digitalizadas. As densidades radiográficas expressas em milímetros de Alumínio (mm Al) foram comparadas por meio da análise de variância e teste de Tukey (α=0.05). RESULTADOS: Os cimentos AH Plus (10 mm Al) e Epiphany (9 mm Al) apresentaram as maiores radiopacidades seguidos pelo Sealapex (8 mm Al), Endofill (7 mm Al), Endométhasone (7 mm Al), MBP (7 mm Al) e Sealer 26 (6 mm Al). Acroseal (5 mm Al) mostrou a menor radiopacidade entre os cimentos testados (P<0.05). CONCLUSÃO: Concluiu-se que as diferentes radiopacidades dos cimentos testados estão acima do nível mínimo recomendado pela especificação nº 57 da ANSI/ADA.

Palavras-chave : Radiopacidade; obturação de canal radicular; radiografia digital; cimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês