SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Cytotoxicity of carbamide peroxide bleaching gel on L929 cellsAccuracy of periapical radiography, panoramic radiography and computed tomography for examining the mental foramen region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Odonto Ciência

On-line version ISSN 1980-6523

Abstract

MOURA, Carmem Dolores V. Soares de et al. Desinfecção de moldes de hidrocolóide irreversível com vapor de hipoclorito de sódio: avaliação dimensional e rugosidade superficial dos modelos de gesso. Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2010, vol.25, n.3, pp. 276-281. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232010000300011.

PROPOSIÇÃO: Avaliar o comportamento dimensional e rugosidade superficial de modelos de gesso tipos III e IV, obtidos em moldes de hidrocolóide irreversível desinfetados com vapor de hipoclorito de sódio 5,25%. METODOLOGIA: Os moldes para obtenção dos modelos de gesso tipo III e tipo IV foram designados: Grupo 1 (desinfecção com vapor de hipoclorito de sódio 5,25% por 10 minutos); Grupo 2 (simulação de desinfecção com vapor de água destilada) e Grupo 3 (sem tratamento). Para medição das alterações dimensionais, moldou-se modelo mestre de aço inox com quatro pilares e confeccionou-se 36 modelos (18 para cada tipo de gesso) e as distâncias foram mensuradas com paquímetro digital. Para leitura da rugosidade, confeccionaram-se 36 modelos a partir de moldes de plataforma de aço inox polida e avaliou-se a superfície dos gessos com rugosímetro. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey (α=1%). RESULTADOS: Na medição das dimensões lineares entre pilares e leitura da rugosidade superficial, não houve diferença estatística significativa, quando comparados os tipos de tratamento (Grupos 1, 2 e 3) em nenhum dos tipos de gesso. CONCLUSÃO: Os tratamentos dos moldes de hidrocolóide irreversível com vapor de hipoclorito de sódio e água destilada não afetaram significantemente a estabilidade dimensional e a rugosidade superficial dos modelos de gesso tipo III e tipo IV.

Keywords : Biossegurança; hipoclorito de sódio; gesso.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English