SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Exames de tomografia computadorizada e cintilografia para diagnóstico e plano de tratamento de osteocondroma condilar: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

RAJASHEKHARA, BS et al. Fusão bilateral de dentes decíduos incisivo e canino inferior: relato de um caso raro. Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2010, vol.25, n.4, pp. 427-429. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232010000400020.

OBJETIVO: Sinodontia ou fusão é uma anomalia de desenvolvimento da forma do dente formado pela união de dois dentes decíduos ou permanentes em desenvolvimento de forma independente. A prevalência de fusão dental é estimada em 0,5 a 2,5% na dentadura decídua e menor na permanente. O tipo de fusão bilateral na dentadura decídua é rara e aproximadamente de 0,02%. Este artigo descreve um caso raro de fusão bilateral de dentes decíduos incisivos laterais e caninos inferiores. DESCRIÇÃO DO CASO: Uma menina de 8 anos de idade tinha uma queixa clínica de dentes de tamanho grande anormal em sua mandíbula. Após exame físico e uso de radiografias periapicais e modelo de estudo, a fusão bilateral de dentes decíduos incisivos laterais e caninos inferiores foi diagnosticada. CONCLUSÃO: A fusão bilateral de dentes decíduos incisivos laterais e caninos na mandíbula é uma condição rara e deve ser cuidadosamente avaliada para diagnosticar quaisquer patologias associadas.

Palavras-chave : Fusão; sinodontia; dentes decíduos; anomalia de desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês