SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Efficacy of smear layer removal by cavity cleaning solutions: an atomic force microscopy studyAgregado trióxido mineral como material de selamento apical em dentes com rizogênese incompleta: uma série de casos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Odonto Ciência

On-line version ISSN 1980-6523

Abstract

BARBOSA, Marília Oliveira et al. Lesões liquenóides bucais associadas a restaurações de amálgama: relatos de dois casos. Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2011, vol.26, n.3, pp. 258-261. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232011000300012.

OBJETIVO: O amálgama dentário tem servido como restaurador dentário a mais de 165 anos. Entretanto, alguns pacientes com estas restaurações têm demonstrado a ocorrência de lesões liquenóides orais (LLO). As LLO são reações de contato da mucosa oral crônicas ao amálgama dentário. Geralmente, o diagnóstico da lesão é feito pelo contato direto da mucosa afeta com a restauração de amalgama, pela aparência clínica, e a ausência de migrações. Um teste de contato para o mercúrio pode ser realizado para confirmar o diagnóstico. Assim, o objetivo deste trabalho foi discutir a ocorrência desta doença e suas possibilidades de diagnóstico diferencial existentes. DESCRIÇÃO DO CASO: Dois casos clínicos foram diagnosticados como LLO. Em ambos os casos, os pacientes relataram sofrer de sensação de queimação na mucosa oral adjacente às restaurações de amálgama. Para ambos pacientes,  os tratamentos envolveram a substituição das restaurações de amálgama. Completa remissão da sintomatologia dolorosa foi observada após 17 dias em um caso e após 30 dias em outro, embora as lesões na mucosa intrabucal não tenham desaparecido completamente. CONCLUSÃO: Os cirurgiões-dentistas devem estar cientes da ocorrência da LLO relacionadas a restaurações de amálgama e devem saber como fazer o diagnóstico correto para assim recomendar a melhor forma de tratamento.

Keywords : Erupções liquenóides; mucosa bucal; restauração dentária permanente; amálgama dentário.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English