SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Cariogenicity of original and fruit juice-added soy beveragesInfluence of plasma arc and quartz-tungsten-halogen curing lights on the polymerization of orthodontic composite resin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Odonto Ciência

versión On-line ISSN 1980-6523

Resumen

GONCALVES, Sérgio Eduardo de Paiva et al. Estudo comparativo das propriedades físicas de sistemas adesivos convencional e Grander-modificado. Rev. odonto ciênc. [online]. 2011, vol.26, n.4, pp. 315-320. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232011000400007.

OBJETIVO: Esta pesquisa verificou os efeitos da tecnologia Grander na alteração da tensão superficial e ângulo de contato de um sistema adesivo autocondicionante. METODOLOGIA: O sistema adesivo autocondicionante Xeno III (Dentsply) e a água destilada foram modificados pelo contato físico com a unidade flexible do sistema Grander para revitalização de águas por 48 horas, resultando em 4 grupos: Grupo 1 - sistema adesivo Xeno III em condições de normalidade; Grupo 2 - sistema adesivo Xeno III modificado pelo sistema Grander; Grupo 3 - água destilada em condições de normalidade; Grupo 4 - água destilada modificada pelo sistema Grander. A tensão superficial dos líquidos foi verificada em goniômetro utilizando cinco medidas para cada gota de líquido. O ângulo de contato foi medido com o goniômetro sobre os substratos placa de titânio e dentes bovinos. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA e Tukey (5%). RESULTADOS: Houve redução significativa da tensão superficial da água com a modificação pelo sistema Grander. Não houve redução da tensão superficial e ângulo de contato para o sistema adesivo Xeno III. CONCLUSÃO: A tecnologia Grander não interferiu com a tensão superficial e o ângulo de contato para o sistema adesivo Xeno III.

Palabras llave : Dentina; tensão superficial.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés