SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Medição de periodontite em estudos populacionais: uma revisão de literaturaInjúria traumática durante o período pós-operatório após cirurgia ortognática em paciente com fissura transforame incisivo bilateral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

TORRIANI, Dione Dias; BALDISSEIRA, Elaine de Fatima Zanchin  e  GOETTEMS, Marília Leão. Manejo de dilação radicular em incisivo central permanente após avulsão do decíduo: relato de 6 anos de acompanhamento. Rev. odonto ciênc. [online]. 2011, vol.26, n.4, pp. 355-358. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232011000400014.

OBJETIVO: Descrever o acompanhamento de seis anos de um paciente que sofreu trauma na dentição decídua e, como conseqüência, apresentou malformação radicular do sucessor permanente. DESCRIÇÃO DO CASO: Um menino de 5 anos traumatizou o incisivo central superior durante queda de bicicleta. Como consequência da avulsão do incisivo esquerdo, houve a dilaceração radicular do sucessor permanente. Foi realizado o acompanhamento periódico clínico e radiográfico. O dente completou sua erupção um ano após a seqüela foi detectada e apresenta-se funcional no arco, apesar da malformação. CONCLUSÃO: Esta caso reforça a necessidade do acompanhamento a longo prazo e de intervir-se apenas quando realmente necessário, visando evitar danos ao dente permanente.

Palavras-chave : Injúrias dentárias; dentes decíduos; sequelas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês