SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Bone marrow transplantation: graft versus host disease and oral changesFemale hormones fluctuation and chewing movement of patients with disc displacement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Odonto Ciência

On-line version ISSN 1980-6523

Abstract

VILELLA, Oswaldo de Vasconcellos; ASSUNCAO, Paulo Sérgio de  and  ASSUNCAO, Rodrigo Leitão de. Efetividade da análise ortodôntica de Tanaka e Johnston em brasileiros. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 16-19. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000100003.

OBJETIVO: Avaliar a aplicabilidade da análise de Tanaka e Johnston em indivíduos brasileiros de cor de pele branca e de cor de pele negra. METODOLOGIA: Um total de 650 modelos de gesso de arcadas dentárias foram examinados e 95 foram selecionados para compor a amostra. Mediu-se a maior distância entre os pontos de contato dos incisivos inferiores e caninos e pré-molares, superiores e inferiores do lado direito, com o paquímetro paralelo ao plano oclusal e perpendicular ao longo eixo do dente. A predição do comprimento dos caninos, primeiros e segundos pré-molares em ambos os arcos foi feita através da análise de Tanaka e Johnston. Comparou-se a predição e o valor real do tamanho dos dentes em relação ao gênero e à cor da pele dos sujeitos da amostra. RESULTADOS: A análise de Tanaka e Johnston superestimou o somatório dos diâmetros mésio-distais dos caninos e pré-molares apenas no grupo de indivíduos de cor de pele branca do gênero feminino. Para os outros grupos não foram observadas diferenças estatisticamente significantes. CONCLUSÃO: A análise de Tanaka e Johnston permite uma predição aceitável do somatório dos diâmetros mésio-distais dos caninos e pré-molares dos indivíduos brasileiros de cor de pele negra e de cor de pele branca do gênero masculino. Com relação aos indivíduos de cor de pele branca do gênero feminino, os valores foram superestimados.

Keywords : Dentição mista; avaliação; radiografia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English