SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Female hormones fluctuation and chewing movement of patients with disc displacementInfluence of anxiety on blood pressure and heart rate during dental treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Odonto Ciência

On-line version ISSN 1980-6523

Abstract

SANTOS JUNIOR, Valdeci Elias dos et al. Efeitos adversos de técnicas provisórias em crianças: diamino fluoreto de prata x tratamento restaurador provisório - um estudo piloto. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 26-30. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000100005.

OBJETIVO: O Diamino fluoreto de prata, uma solução de fácil aplicação e que não precisa de um ambiente clínico para o seu uso, é um agente de notável capacidade de paralisar e prevenir cárie. Outro método simples e eficaz para o tratamento da cárie em crianças são Restaurações provisórias. Este estudo examinou o surgimento de efeitos adversos em escolares tratadas com Diamino fluoreto de prata (DFP) comparado com aquelas tratadas com o Tratamento Restaurador Provisório. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo piloto de três meses comparando os efeitos adversos das restaurações provisórias, utilizando cimento de ionômero de vidro Fuji IX (GC America, Inc.), com o Diamino fluoreto de prata a 30% (Cariostop Biodinâmica®, Brasil), em 50 crianças com 6 anos de idade. RESULTADOS: O grupo DFP teve todas as suas cáries paralisadas e não apresentou dor, abscesso ou fístula. Das crianças tratadas com Fuji IX, 24% delas relataram dor de dente (P < 0,05). Para fístula e abscesso, não foi verificado diferença estatisticamente significativa. CONCLUSÃO: Os autores sugerem que, para crianças portadoras de cárie, sem acesso aos serviços de saúde, o DFP apresentou menos efeitos adversos do que o tratamento restaurador provisório utilizando FUJI IX.

Keywords : Cárie; criança; diamino fluoreto de prata; restauração provisória.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English