SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Adverse events on the use of interim therapeutic in schoolchildren: silver diamine fluoride × interim therapeutic restorative - a pilot studyEffects of heat treatment on the microhardness of direct composites at different depths of restoration índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Odonto Ciência

versión On-line ISSN 1980-6523

Resumen

GOULART, Jean Carlos Fernandes et al. Influência da ansiedade na pressão arterial e frequência cardíaca durante o tratamento odontológico. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 31-35. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000100006.

OBJETIVO: Avaliar a influência da ansiedade detectadas por meio de uma escala de ansiedade sobre os níveis de pressão arterial e a frequência cardíaca, durante o atendimento odontológico de pacientes das Clínicas de Odontologia do Centro Universitário de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil. METODOLOGIA: Foram selecionados ao acaso 60 voluntários que receberam atendimento odontológico de urgência. Foi utilizada uma escala para avaliar o grau de ansiedade dos voluntários. Foi verificada também a pressão arterial e a frequência cardíaca dos pacientes em três períodos distintos: pré, trans e pós-anestesia odontológica. RESULTADOS: A ansiedade não foi afetada pelas faixas etárias, apenas pelo gênero. A ansiedade não deve ser uma barreira, entre profissional/paciente e, ainda, a ansiedade apresentada não é um sinal clínico levado em consideração para a aplicação de medidas de controle. CONCLUSÃO: Não houve alteração da pressão arterial sistólica, diastólica e da frequência cardíaca em relação ao grau de ansiedade e dor e ao tipo de solução anestésica empregada.

Palabras llave : Ansiedade; pressão arterial; taxa cardíaca; tratamento odontológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés