SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Stresses in implant-supported overdentures with bone resorption: a 3-D finite element analysisIn vitro fracture resistance of glass-fiber and cast metal posts with different designs índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Odonto Ciência

versión On-line ISSN 1980-6523

Resumen

GUIMARAES, Magáli Beck et al. Colagem de acessórios ortodônticos a superfícies de porcelana: resistência ao cisalhamento in vitro. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 47-51. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000100009.

OBJETIVO: Avaliar, in vitro, a resistência ao cisalhamento de acessórios ortodônticos colados à porcelana, sob diferentes protocolos de adesão, e o padrão de falha resultante após a descolagem desses acessórios. METODOLOGIA: A amostra foi composta de 80 pastilhas de porcelana feldspática, divididas em 4 grupos:Grupo 1 - Ácido fosfórico a 37%; Grupo 2 - ácido fluorídrico a 10%; Grupo 3 - ácido fosfórico a 37% e silano; Grupo 4 - ácido fluorídrico a 10% e silano. A amostra foi submetida a teste de cisalhamento em máquina de ensaios universal para registro da força máxima de ruptura. RESULTADOS: O grupo 1 teve resultados inferiores aos demais grupos testados, bem como o grupo 4 apresentou resultados superiores. Não houve diferença entre os grupos 2 e 3. Os grupos 1 e 3 apresentaram falhas exclusivamente de caráter adesivo entre porcelana e resina, enquanto que nos grupos 2 e 4 registrou-se a ocorrência de falhas coesivas em porcelana. CONCLUSÃO: Conclui-se que a utilização de ácido fosfórico e silano representa o melhor protocolo de adesão de acessórios ortodônticos a superfícies de porcelana, uma vez que é capaz de resistir às forças aplicadas durante o tratamento ortodôntico sem causar falhas irreversíveis à restauração.

Palabras llave : Resistência ao cisalhamento; porcelana dentária; colagem dentária; ortodontia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés