SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Characteristics of oral squamous cell carcinoma in users or non users of tobacco and alcoholDental trauma clinically mimicking single central incisor syndrome índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Odonto Ciência

versión On-line ISSN 1980-6523

Resumen

DAMASCENO, Leonardo Silveira et al. Dilaceração cementária: relato de caso clínico com terapia periodontal não cirúrgica. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 74-77. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000100014.

OBJETIVO: Relatar um caso de dilaceração cementária, uma condição periodontal rara caracterizada pela separação total ou parcial do cemento dental, abordando principalmente aspectos relativos ao seu diagnóstico e tratamento. DESCRIÇÃO DO CASO: Um homem de 50 anos procurou assistência odontológica queixando-se de dor localizada no segundo molar inferior que apresentava profundidade de sondagem de 4 mm com presença de um corpo estranho no sulco gengival da face distal. O exame radiográfico demonstrou um fragmento radiopaco destacado da raiz. O fragmento foi removido sem cirurgia periodontal. O exame histopatológico demonstrou tratar-se de um fragmento de cemento com presença de lamelas cementárias, cementócitos e fibras do ligamento periodontal, confirmando o diagnóstico de dilaceração cementária. CONCLUSÃO: Após dois anos, o tratamento periodontal não cirúrgico demonstrou aspectos clínicos e radiográficos satisfatórios. Portanto, a terapia periodontal não cirúrgica pode ser uma modalidade de tratamento adequada e previsível para a dilaceração cementária.

Palabras llave : Cemento dentário; doença periodontal; raspagem dentária.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés