SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Dental trauma clinically mimicking single central incisor syndrome índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Odonto Ciência

versión On-line ISSN 1980-6523

Resumen

FREITAS, Pollyanna Queiroz; RABELO-JUNIOR, Paulo Maria Santos; ALVES, Claúdia Maria Coelho  y  SOUZA, Soraia de Fatima Carvalho. O desafio diagnóstico de fratura radicular vertical em dentes endodonticamente tratados: relato de caso. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 82-86. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000100016.

OBJETIVO: Apresentar o desafio de diagnosticar Fratura Radicular Vertical (FRV) em um incisivo lateral inferior esquerdo tratado endodonticamente e discutir os métodos diagnósticos empregados para obtenção do diagnóstico conclusivo. DESCRIÇÃO DO CASO: Após 16 meses do término do tratamento, a paciente relatou dor à mastigação. Clinicamente apresentava uma fístula disto-lingual ativa e profundidade de sondagem de 9-mm na face distal do dente 32. Radiograficamente apresentava perda óssea distal em forma de "pêra". Foi realizado o mapeamento da fístula, confirmando tratar-se de uma lesão de origem periodontal. Estabeleceu-se a hipótese diagnóstica de FRV. Para a confirmação do diagnóstico realizou-se cirurgia exploratória. Foi constatada a FRV na face disto-lingual da raiz sem o afastamento dos fragmentos radiculares. CONCLUSÃO: Concluiu-se que o conhecimento dos achados semiotécnicos e a correta interpretação das imagens radiográficas foram suficientes para se estabelecer a hipótese diagnóstica de FRV. Entretanto, o diagnóstico conclusivo só foi confirmado durante a cirurgia exploratória.

Palabras llave : Diagnóstico; Endodontia; fratura radicular vertical.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés