SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Avaliação das funções orais em crianças brasileiras por meio do Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S)Cárie e obesidade em escolares com seis anos de idade da Região Metropolitana (RM) de Santiago do Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

PETRUZZI, Maria Noel Marzano R.; SALUM, Fernanda Gonçalves; CHERUBINI, Karen  e  FIGUEIREDO, Maria Antonia Z. de. Características epidemiológicas e das lesões bucais associadas ao HIV observadas em pacientes de uma cidade sul-brasileira. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 115-120. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000200004.

OBJETIVO: Avaliar o perfil epidemiológico de portadores do HIV com manifestações estomatológicas em uma cidade sul brasileira. METODOLOGIA: Conduziu-se um estudo transversal, retrospectivo em 534 prontuários médicos de pacientes atendidos em 5 centros de referência. RESULTADOS: Cerca de 52% dos pacientes eram do gênero masculino; 88,2% eram maiores de 30 anos, 58% foram diagnosticados no estágio avançado da doença e 78,1% apresentaram rápida progressão para AIDS. A prática de hábitos nocivos foi comum (39,1%) e 35% estavam desempregados. Aproximadamente 60% dos sujeitos usavam terapia antirretroviral composta. A tuberculose foi a doença sistêmica mais comumente observada (18,5%) e a candidíase bucal a manifestação estomatológica mais prevalente (50%). Um maior risco para a ocorrência de tuberculose foi observado nos portadores de candidíase bucal e leucoplasia pilosa que faziam uso de drogas ilícitas. CONCLUSÃO: A elevada prevalência de doenças oportunistas e a rápida progressão para AIDS suscitam maior atenção para o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento. Os profissionais devem ser alertados sobre a ocorrência de lesões bucais associadas ao HIV, pois podem sugerir a presença de infecção pelo vírus ou indicar uma pior condição de saúde do paciente. 

Palavras-chave : Infecções oportunistas relacionadas com AIDS; diagnóstico bucal; epidemiologia bucal; países em desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês