SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Cárie e obesidade em escolares com seis anos de idade da Região Metropolitana (RM) de Santiago do ChilePerfil da produção científica brasileira na Odontopediatria baseado na 26ª Reunião da SBPqO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Pachêco de et al. Avaliação de um método estratégico de demonstração prática aplicado nas aulas de endodontia laboratorial. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 127-131. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000200006.

OBJETIVO: Avaliar um método estratégico nas aulas práticas, utilizando micro câmeras e monitores de vídeo para transmitir demonstrações da técnica operatória, comparando-o com o método de ensino aprendizagem clássico. METODOLOGIA: Foram aplicados 52 questionários direcionados aos alunos do 4º ano (grupo 1) submetidos a esta nova prática e aos do 3º ano (grupo 2) submetidos a metodologia de ensino tradicional. Este questionário também possibilitou detectar os principais problemas enfrentados pelos discentes durante o aprendizado desta etapa operatória. RESULTADOS: A fase de cirurgia de acesso foi considerada de difícil execução por ambos os grupos (G1- 30,8 % e G2- 34,6%), sendo a manobra de localização dos orifícios de entrada dos canais a etapa mais complicada. Quanto à avaliação da metodologia empregada no 3º ano, 23,1% dos alunos a consideraram excelente, 38,4% ótima, e 38,5% boa, ao passo que nenhum dos estudantes (0%) consideraram o método como regular, ruim ou péssimo. Uma menor ocorrência de erros (P<0,05), foi relatada pelos alunos do 3º ano (G1- 50% e G2- 34.6%). CONCLUSÃO: A nova estratégia de ensino favoreceu a aprendizagem, diminuiu a incidência de erros e foi considerada eficaz pelos alunos.

Palavras-chave : Aprendizagem; educação; endodontia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês