SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Diagnóstico radiográfico e imaginológico do rinólito na clínica odontológica: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

PEREIRA, Francisco de Assis Caldas et al. Cisto odontogênico ortoqueratinizado: relato de dois casos em mandíbula. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 174-178. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000200016.

OBJETIVO: Descrever os aspectos clinicopatológicos de dois casos de cisto odontogênico ortoqueratinizado e a compará-los a relatos anteriores. RELATO DO CASO: No caso 1, uma mulher de 17 anos de idade, apresentou edema endurecido e indolor na mandíbula posterior esquerda. Radiograficamente, uma área radiolúcida com uma radiopacidade foi observada. O diagnóstico clínico de ameloblastoma ou tumor odontogênico ceratocístico foi estabelecido. O exame histopatológico revelou um cisto odontogênico ortoqueratinizado. No caso 2, uma mulher de 23 anos apresentou duas lesões radiolúcidas circundadas por halos radiopacos simetricamente distribuídas, associada aos terceiros molares inferiores irrompidos. Um diagnóstico clínico de cisto dentígero bilateral (DC) foi estabelecido. O exame histopatológico mostrou ser um cisto odontogênico ortoqueratinizado. CONCLUSÃO: Cisto odontogênico ortoqueratinizado deve ser considerado no diagnóstico diferencial das lesões que ocorrem na mandíbula associado com dentes impactados, especialmente aqueles casos que simulem o cisto dentígero. Além disso, observamos a importância de tomadas radiográficas antes do tratamento ortodôntico no diagnóstico de patologias bucais.

Palavras-chave : Cistos odontogênicos; cistos maxilomandibulares; cistos não-odontogênicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês