Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes para a implementação de um projeto social

Determinants for the implementation of a social project

A pesquisa investigou facilitadores e barreiras para a implementação de um projeto social em Curitiba, o Programa Comunidade Escola, e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de observações e de entrevistas abertas com 65 agentes do Programa (coordenadores, professores, estagiários voluntários, crianças e adolescentes). Os principais facilitadores são: apoio da Secretaria Municipal da Educação; empenho dos trabalhadores; oferta de atividades gratuitas em um ambiente relativamente seguro; oportunidades de socialização. As principais barreiras são: baixa remuneração dos trabalhadores; alta rotatividade de voluntários e estagiários e falta de apoio para o seu trabalho. Alguns fatores são facilitadores ou barreiras, dependendo da realidade de cada escola: parcerias; cultura de participação comunitária; condições dos espaços, materiais e equipamentos; natureza das atividades ofertadas. A pesquisa oferece subsídios para a melhoria de programas similares e para a idealização e gestão de outros projetos.

Determinantes; Implementação; Atividades de Lazer; Participação Comunitária


Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: motriz.rc@unesp.br