Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos

Contributions of the complex phenomena conception to the teaching of team sports

Há tempos os Jogos Coletivos Esportivizados (JCE's) são considerados ou analisados em função das partes que os compõem. Esse pensamento reducionista, caracterizado pelo comportamento linear entre o estímulo e sua resposta, vem passando por significativa mudança de paradigma, principalmente quando estão os JCE's no cerne da análise. O objetivo desta pesquisa é apresentar as relações e as contribuições existentes entre a mudança de paradigma, que passa a considerar a complexidade dos sistemas, e os métodos de ensino dos JCE's, considerando a aleatoriedade, a não-linearidade e a imprevisibilidade inerentes a esses.

Educação Física; Jogos Coletivos Esportivizados; Pedagogia do Esporte; Sistemas Dinâmicos; Complexidade


Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: motriz.rc@unesp.br