SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2The coach's communication with scholastic and adult teams during soccer matchesThe physical education profession in Brazil: challenges and perspectives in the marketplace author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

GOMES, Thábata Viviane Brandão et al. Efeitos do posicionamento e quantidade de prática mental na aprendizagem do arremesso do dardo de salão. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 273-279. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000200007.

A prática mental parece contribuir no processo de aprendizagem motora, mas ainda não estão claros os efeitos do posicionamento e da quantidade de prática mental em relação à prática física, sendo este o objetivo do presente estudo. Setenta e dois universitários de ambos os sexos e novatos na tarefa foram distribuídos em seis grupos de prática combinada (física e mental) para a aprendizagem do arremesso do dardo de salão. Na fase de aquisição, os sujeitos realizaram 50 tentativas de prática física e 18, 90 ou 180 tentativas de prática mental (conforme cada grupo) antes ou após a prática física. Dez minutos após a fase de aquisição foram realizados os testes de retenção e transferência. Não foi observada diferença significante entre os grupos nos testes. Os resultados indicaram que a quantidade e o posicionamento da prática mental não influenciaram a aprendizagem do arremesso do dardo de salão.

Keywords : prática mental; prática física; quantidade de prática mental; posicionamento da prática mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese