SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Oxygen consumption and rate of perceived exertion at different rhythms in water aerobics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

COUTO, Bruno Pena et al. Efeito da aplicação de vibração mecânica sobre a impulsão vertical. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 414-422. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300001.

Vários estudos apontam que o treinamento com vibrações pode contribuir no desenvolvimento da força muscular e do desempenho esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da vibração mecânica aplicada na direção da resultante das forças musculares sobre a impulsão vertical. A amostra foi composta por 18 voluntários que realizaram o teste de salto vertical antes e após 20 segundos de vibração mecânica, 20 Hz de frequência e 6 mm de amplitude, aplicada na direção da resultante das forças musculares. Os mesmos voluntários foram utilizados como controle e, para isto, realizaram pré e pós-teste sem treinamento com vibração. Houve um aumento significativo de 8,5% na altura de salto vertical após o treinamento com vibração. O procedimento controle não gerou alterações significativas. Estes resultados sugerem que a aplicação de vibração mecânica na direção da resultante das forças musculares de membros inferiores foi capaz de gerar aumentos agudos na impulsão vertical.

Keywords : Vibração; Treinamento; Força muscular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese