SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Performance of the lower limbs after anterior cruciate ligament reconstructionAnalysis of reliability of EMG signal frequency domain parameters used in the characterization of localized muscle fatigue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

RIED, Bettina et al. Instrução verbal: solicitar foco de atenção não garante sua adoção e melhor desempenho. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 449-455. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300005.

Os objetivos deste estudo foram verificar: a) o efeito da instrução com e sem redundância na adoção do foco de atenção externo; b) o efeito do foco de atenção externo no desempenho no nado crawl; e c) o efeito da redundância do enunciado da instrução na adoção do foco e no desempenho. Participaram do estudo 43 universitários de ambos os gêneros com idade entre 17 e 46 anos. A tarefa, nadar 25 m nado crawl em velocidade máxima, foi executada uma vez em cada uma de três condições relativas à instrução: sem foco (SF), com foco (CF) e com foco e redundância (CFR), em ordem contrabalanceada. Como registro de adoção de foco, após a execução o sujeito foi questionado sobre a efetiva adoção do foco de atenção solicitado. Como medida do desempenho, computou-se o índice de braçadas. Os resultados mostraram que nas condições CF e CFR, respectivamente, 23% e 42% dos sujeitos não adotaram o foco solicitado; que nas condições CF e CFR a frequência dos sujeitos que adotaram o foco solicitado é superior à dos que não o adotaram, e, na condição CF, em relação à CFR houve uma frequência superior de sujeitos que adotaram o foco solicitado. O desempenho não diferiu significativamente entre as três condições (p>0,05). Concluiu-se que: a) não basta solicitar que seja adotado um foco de atenção para que este seja de fato adotado; b) não houve efeitos do foco de atenção externo no desempenho; e c) a adoção de uma instrução sem redundância é maior, mas sem reflexos sobre o desempenho.

Keywords : Atenção; Desempenho psicomotor; Análise e desempenho de tarefas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese