SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Analysis of reliability of EMG signal frequency domain parameters used in the characterization of localized muscle fatigueAnalysis of pedaling technique during cycling until exhaustion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

SILVA, Silvana dos Santos; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de  and  MARCHI JUNIOR, Wanderley. Habitus e prática da dança: uma análise sociológica. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 465-475. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300007.

O presente texto relata o estudo que consistiu em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa cujo objetivo foi investigar quais disposições e capitais influenciam adolescentes para a prática da dança na cidade de Toledo - PR. A partir de um recorte específico procurou-se descrever os tipos de capitais que influenciam os agentes sociais para a prática da dança e para a escolha de diferentes modalidades, relatando os sentidos e significados que os dançarinos, como agentes sociais, atribuem à dança e discutindo o efeito da dança na incorporação de disposições e na formação do habitus dos indivíduos. Como referencial teórico-metodológico elegeu-se a teoria sociológica de Pierre Bourdieu, enfatizando-se a utilização instrumental de alguns de seus conceitos tais como habitus, capital cultural, capital social, capital econômico, capital simbólico e campo. A amostra foi composta por sessenta e oito indivíduos entre doze e dezessete anos para os quais foi aplicado, como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas. A investigação revelou que a constituição das disposições artísticas para a dança e a escolha das modalidades são influenciadas pelo capital econômico, capital social, capital simbólico e capital cultural, em suas três formas (incorporado, institucionalizado e objetivado). Os resultados apontaram que os agentes enfrentam algumas dificuldades para a manutenção da prática, porém, incorporam por meio da dança novas disposições que os levam a se organizar e mobilizar esforços, inclusive de seus familiares, para manterem-se no "universo da dança", como praticantes e como apreciadores.

Keywords : Dança; Habitus; Diferentes capitais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese