SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Analysis of pedaling technique during cycling until exhaustionEffects of self-controlled knowledge of results in motor learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

PORTO, Flávia et al. O exercício físico influencia a postura corporal de idosas?. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 487-494. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300009.

As alterações posturais associadas ao envelhecimento influem diretamente no desempenho de atividades da vida diária. E o exercício físico tem sido utilizado como forma de prevenção aos desgastes causados pelo avanço da idade. Este estudo objetivou comparar o perfil postural no plano sagital de idosas participantes do Estudo Multidimensional dos Idosos de Porto Alegre (EMIPOA) e idosas participantes de um programa de exercícios físicos (GEF), através de avaliação com o uso de posturógrafo. Utilizou-se o protocolo de Kendall, Mccreary e Provance (1995) para análise e classificação das posturas. Para o tratamento dos dados, foi utilizada estatística descritiva e teste de Kolmogorov-Smirnov (α<0,05) para comparação dos dois grupos. O perfil postural predominante nos grupos foi cifose-lordose. Não foi encontrada diferença significativa de predominância de perfil postural entre os grupos. Os resultados sugerem que o programa de exercícios não foi eficaz para produzir alterações do perfil postural no plano sagital para idosas.

Keywords : Postura; Exercício físico; Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese