SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Does exercise influence the body posture in elderly women?GaitGrabber system on kinematic gait analyses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

FERREIRA, Gabriela Moara et al. Efeitos do conhecimento de resultados autocontrolado na aprendizagem motora. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 495-504. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300010.

O objetivo do presente estudo foi analisar três diferentes estratégias de fornecer conhecimento de resultados (CR): autocontrolado, yoked pareado por tentativa e yoked pareado pela frequência média total de CR, na prática aleatória. A amostra foi constituída por 45 voluntários universitários, distribuídos em três grupos (n= 15 sujeitos). A tarefa consistiu em pressionar as teclas 2, 4, 8 e 6 do teclado numérico de um computador, em três diferentes tempos alvo (700, 900 e 1100 ms), praticados aleatoriamente. O experimento constou de fase de aquisição e testes de retenção e transferência atrasados. A análise dos dados foi realizada por meio da ANOVA e não foi constatada diferença significativa entre os grupos. Os resultados demonstraram que não houve efeito das frequências autocontroladas para a aprendizagem motora quando se utiliza a prática aleatória. Além disso, uma nova possibilidade de parear o grupo autocontrolado foi apresentada.

Keywords : Aprendizagem motora; Conhecimento de resultados; Frequência autocontrolada; Prática aleatória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese