SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Effects of self-controlled knowledge of results in motor learningEffects of an exercise program on children's flexibility and vertical jump performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

KIRKWOOD, Renata Noce et al. Sistema GaitGrabber na captação de dados cinemáticos durante a marcha. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 505-514. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300011.

O objetivo do presente estudo foi desenvolver e testar a confiabilidade e validade do Sistema GaitGrabber na obtenção de dados cinemáticos no plano sagital durante a marcha. Dezoito indivíduos participaram do estudo de confiabilidade e 28 do estudo de validade concorrente. O Sistema Qualisys Pro-Reflex foi usado como padrão ouro. O GaitGrabber calcula os ângulos relativos de quadril, joelho e tornozelo no plano sagital. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) foi usado para comparação das médias dos picos angulares entre visitas. Para a validade, foi aplicada a análise de componentes principais. Os CCI variaram de moderados a excelentes e a validade do sistema foi comprovada para o tornozelo. Foi demonstrada diferença significativa na amplitude de movimento de quadril e joelho, a qual foi atribuída a características técnicas dos instrumentos. O Sistema GaitGrabber é válido e confiável e pode ser usado na clínica para análise cinemática da marcha no plano sagital.

Keywords : Validade; Confiabilidade; Marcha; Cinemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)