SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Effects of self-controlled knowledge of results in motor learningEffects of an exercise program on children's flexibility and vertical jump performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

KIRKWOOD, Renata Noce et al. Sistema GaitGrabber na captação de dados cinemáticos durante a marcha. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 505-514. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300011.

O objetivo do presente estudo foi desenvolver e testar a confiabilidade e validade do Sistema GaitGrabber na obtenção de dados cinemáticos no plano sagital durante a marcha. Dezoito indivíduos participaram do estudo de confiabilidade e 28 do estudo de validade concorrente. O Sistema Qualisys Pro-Reflex foi usado como padrão ouro. O GaitGrabber calcula os ângulos relativos de quadril, joelho e tornozelo no plano sagital. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) foi usado para comparação das médias dos picos angulares entre visitas. Para a validade, foi aplicada a análise de componentes principais. Os CCI variaram de moderados a excelentes e a validade do sistema foi comprovada para o tornozelo. Foi demonstrada diferença significativa na amplitude de movimento de quadril e joelho, a qual foi atribuída a características técnicas dos instrumentos. O Sistema GaitGrabber é válido e confiável e pode ser usado na clínica para análise cinemática da marcha no plano sagital.

Keywords : Validade; Confiabilidade; Marcha; Cinemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese