SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3GaitGrabber system on kinematic gait analysesStrength training with and without a vibration platform is capable to modulate heart rate variability? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

COLEDAM, Diogo Henrique Constantino; ARRUDA, Gustavo Aires de  and  OLIVEIRA, Arli Ramos de. Efeitos de um programa de exercícios no desempenho de crianças nos testes de flexibilidade e impulsão vertical. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 515-525. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300012.

Esse estudo investigou o efeito de um programa de exercícios na flexibilidade e impulsão vertical de escolares. 61 crianças (30 meninos) foram divididas em Grupo Controle Masculino (GCM), Grupo Intervenção Masculino (GIM), Grupo Controle Feminino (GCF) e Grupo Intervenção Feminino (GIF). O GIM e GIF foram submetidos a um programa de exercícios durante as aulas de Educação Física Escolar com duração de 12 semanas. Foram realizados os testes de "sentar-e-alcançar" e impulsão vertical anteriormente às 12 semanas e após o término deste programa. Os resultados indicaram que o GIF e o GIM aumentaram significativamente o desempenho nos testes de impulsão vertical e "sentar-e-alcançar" após o programa de intervenção (P<0,05). No GCM e GCF não foram verificadas diferenças significativas no desempenho do teste de impulsão vertical e "sentar-e-alcançar" (P>0,05). O programa de intervenção utilizado nesse estudo foi eficiente em aumentar a flexibilidade e impulsão vertical de crianças.

Keywords : Aptidão física; Alongamento; Escolares; Exercícios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese