SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Strength training with and without a vibration platform is capable to modulate heart rate variability?Proposals for state Physical Education curriculum: analysis-evaluation intentionality of the binomial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

FINCO, Mateus David  and  FRAGA, Alex Branco. Rompendo fronteiras na Educação Física através dos videogames com interação corporal. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 533-541. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300014.

Os videogames, uma das mais fortes correntes da indústria do entretenimento, têm também influenciado a área da Educação Física através de novos dispositivos digitais que possibilitam a interação corporal. O videogame Wii Fit, objeto desta pesquisa, é um destes jogos, que tem como principal objetivo incentivar a prática de atividades físicas de maneira lúdica. Este artigo apresenta um estudo com base na etnografia virtual, envolvendo uma análise de conteúdo on-line sobre como os usuários do jogo Wii Fit o têm percebido. Três comunidades virtuais foram pesquisadas, buscando relatos sobre as percepções dos usuários quanto à influência do jogo em suas práticas de atividade física e manutenção de uma alimentação saudável. A investigação realizada permitiu concluir que o jogo Wii Fit funciona como uma ferramenta educativa capaz de levar os usuários a práticas físicas mais regulares bem como aos hábitos alimentares mais saudáveis.

Keywords : Atividade física; Qualidade de vida; Saúde; Educação Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese