SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Opening frontiers in physical education through body interaction video gamesThe environmentalization of physical education curricula in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

TENORIO, Kadja Michele Ramos et al. Propostas curriculares Estaduais para Educação Física: uma análise do binômio intencionalidade-avaliação. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 542-556. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300015.

Este trabalho analisou a coerência interna entre as intencionalidades e as avaliações contidas em propostas curriculares Estaduais para educação física escolar do sudeste brasileiro. Caracterizou-se como um estudo documental de abordagem qualitativa que teve como fonte dos dados as propostas curriculares disponibilizadas digitalmente. Estes foram tratados a partir da análise de conteúdo categorial por temática. Reconhecemos incoerência entre os elementos intencionalidade e avaliação, sendo estes trabalhados como partes independentes no processo de ensino-aprendizagem, exceto nas propostas do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Encontramos, majoritariamente, a utilização dos termos competências e habilidades, vinculados à busca por resultados quantitativos em sistemas avaliativos no âmbito nacional, em detrimento das conquistas qualitativas no cenário educacional. Ainda que tenhamos feito análise documental acreditamos que o binômio intencionalidade-avaliação pode/deve ser melhor refletido/elaborado para que o processo/produto da aprendizagem se torne significativo para a formação do aluno e não visto apenas como números atingidos ou documentos inócuos.

Keywords : Educação Física; Currículo; Intencionalidade; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese