SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Proposals for state Physical Education curriculum: analysis-evaluation intentionality of the binomialInserting Physical Education in the area of Languages, codes and their technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

RODRIGUES, Cae. A ambientalização dos currículos de Educação Física no ensino superior. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 557-570. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300016.

Os debates em torno das questões ambientais se expandem por vários campos, promovendo diferentes modos de se relacionar com o tema e suas problemáticas. A multiplicidade de significações consequentes desses encontros deve ser considerada nos processos de disputa simbólica em que são formuladas, dentre eles, a ambientalização curricular da educação superior. Assim, o objetivo central desse artigo, sustentado por pesquisa teórica, é analisar como a inserção da dimensão ambiental está sendo estruturada na educação física no ensino superior brasileiro. Para tanto, o artigo foi dividido em quatro partes, apresentando: a) elementos da ambientalização curricular no ensino superior; b) algumas particularidades da educação física enquanto área de conhecimento; c) o papel das atividades na natureza na ambientalização curricular da educação física; d) as considerações finais, buscando compreender os caminhos da ambientalização curricular da educação física no ensino superior brasileiro.

Keywords : Educação ambiental; Currículo; Meio ambiente; Educação superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License