SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Proposals for state Physical Education curriculum: analysis-evaluation intentionality of the binomialInserting Physical Education in the area of Languages, codes and their technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

RODRIGUES, Cae. A ambientalização dos currículos de Educação Física no ensino superior. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 557-570. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300016.

Os debates em torno das questões ambientais se expandem por vários campos, promovendo diferentes modos de se relacionar com o tema e suas problemáticas. A multiplicidade de significações consequentes desses encontros deve ser considerada nos processos de disputa simbólica em que são formuladas, dentre eles, a ambientalização curricular da educação superior. Assim, o objetivo central desse artigo, sustentado por pesquisa teórica, é analisar como a inserção da dimensão ambiental está sendo estruturada na educação física no ensino superior brasileiro. Para tanto, o artigo foi dividido em quatro partes, apresentando: a) elementos da ambientalização curricular no ensino superior; b) algumas particularidades da educação física enquanto área de conhecimento; c) o papel das atividades na natureza na ambientalização curricular da educação física; d) as considerações finais, buscando compreender os caminhos da ambientalização curricular da educação física no ensino superior brasileiro.

Keywords : Educação ambiental; Currículo; Meio ambiente; Educação superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese