SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The environmentalization of physical education curricula in higher educationTraining strategies for elementary education teachers in physical activity and health eating author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Motriz: Revista de Educação Física

On-line version ISSN 1980-6574

Abstract

SANTOS, Marlene de Fátima dos; MARCON, Daniel  and  TRENTIN, Daiane Toigo. Inserção da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 571-580. ISSN 1980-6574.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300017.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio introduziram a Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, juntamente com as disciplinas Língua Portuguesa, Artes, Informática, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Diante disso, este trabalho se propôs a investigar como professores das referidas disciplinas interpretam a inserção da Educação Física nessa área. Participaram deste estudo de caso qualitativo 16 professores de três escolas públicas estaduais, com mais de 1.500 alunos. Os resultados, obtidos por meio de questionário, evidenciam a dificuldade dos professores de trabalhar interdisciplinarmente, de identificar as relações possíveis entre as disciplinas e, inclusive, de reconhecer a Educação Física como integrante da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Essas constatações configuram, portanto, aspectos relevantes a serem considerados no desafio de implementação das proposições legais nas escolas da Educação Básica.

Keywords : Ensino médio; Linguagem; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese