SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Avaliação da coordenação e destreza motora de crianças de seis anos: Análise psicométricaO desempenho na transição da posição sentada para em pé altera durante a aquisição de marcha? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Motriz: Revista de Educação Física

versão On-line ISSN 1980-6574

Resumo

PALMA, Míriam Stock; PEREIRA, Beatriz Oliveira  e  VALENTINI, Nadia Cristina. Jogo com orientação e jogo livreem contexto enriquecido: Impacto no desenvolvimento motor. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.177-185. ISSN 1980-6574.  https://doi.org/10.1590/S1980-65742014000200007.

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das intervenções jogo com orientação e jogo livre em ambiente enriquecido sobre o desenvolvimento de habilidades motoras de crianças pré-escolares. Participaram da investigação 71 crianças matriculadas em turmas de jardim de infância, distribuídas em dois grupos experimentais e um grupo controle. Foi aplicado aos participantes o Test of Gross Motor Development - Second Edition, antes e após o período interventivo. Os resultados evidenciaram que os meninos e meninas do grupo jogo com orientação apresentaram ganhos em habilidades motoras, ao passo que mudanças não foram observadas nos meninos e meninas que constituíram o grupo jogo livre em ambiente enriquecido, nem nos do grupo controle. Esses achados indicam que o papel do professor no grupo jogo com orientação foi determinante para a melhora de desempenho das crianças pré-escolares.

Palavras-chave : infância pré-escolar; desenvolvimento de habilidades motoras; educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )