SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue42The educational integration of separated minors: a comparison of the situations in France and QuebecYoung migrants in italian schools: learning paths, inequality, resources author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana

Print version ISSN 1980-8585

Abstract

PADILLA, Beatriz  and  ORTIZ, Alejandra. Construção das identidades de jovens de origem imigrante em Europa: resultados dum projeto europeu. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum. [online]. 2014, vol.22, n.42, pp.133-158. ISSN 1980-8585.  https://doi.org/10.1590/S1980-85852014000100009.

Este artigo descreve e analisa alguns dos elementos que influenciam a construção das identidades dos jovens de origem imigrante na Europa. Os resultados derivam dum projeto de investigação europeu intitulado "Rumo à construção social duma juventude europeia: a experiência de inclusão e exclusão na esfera pública dos jovens migrantes de segunda geração"1, desenvolvido entre 2006 e 2009 em nove cidades localizadas em cinco países: Espanha (Madrid e Barcelona), Itália (Génova e Roma), Portugal (Lisboa e Porto), França (Metz), Alemanha (Berlim) e Holanda (Utrecht). A primeira parte analisa os dados quantitativos recolhidos nos contextos de estudo, comparando os jovens descendentes de imigrantes com os jovens autóctones, focando a questão da identidade como um assunto central no processo de inclusão dos jovens imigrantes. A segunda parte aborda alguns dos marcadores identitários presentes nos jovens descendentes de imigrantes em Portugal, à luz de dados etnográficos recolhidos especificamente para o caso dos jovens na Área Metropolitana de Lisboa focando as questões de identidade, género e discriminação.

Keywords : origem imigrante; descendentes de imigrantes; jovens; identidades; Portugal; Europa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License