SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue60Multilateralism, Migration and Human Rights: Before and after the Global Compact for Safe, Orderly and Regular MigrationTransnational key trajectories. Generation, youth(s), education and family in the definition of Haitian migratory projects towards Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana

Print version ISSN 1980-8585On-line version ISSN 2237-9843

Abstract

LOBO, Andréa. Quando os (des)afetos “fazem famílias”. Não-ditos, mentiras e fracassos nas trajetórias de migração em Cabo Verde. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum. [online]. 2020, vol.28, n.60, pp.205-222.  Epub Dec 09, 2020. ISSN 2237-9843.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-85852503880006012.

No presente artigo, pretendo complexificar o que venho chamando de “fazer família à distância” ao refletir sobre os segredos, os não-ditos, as mentiras, as manipulações e os fracassos que permeiam e constituem as relações sociais familiares entre aqueles que emigram e os que ficam. Minha intenção é perguntar o que podemos aprender sobre tais relações quando tomamos como ponto de partida não os laços de trocas, partilha e solidariedade, mas as formidáveis estratégias de manipulação de si e das experiências migratórias. O artigo explora como segredos, mentiras e omissões, alimentam o espaço social migratório no qual se atualizam as relações familiares. Indo além, abordarei como se dão aquelas trajetórias que, supostamente realizadas em prol do bem-estar de todos, muitas vezes levam ao sofrimento, às rupturas e ao abandono. Os dados que apresento são oriundos de pesquisas em duas ilhas, a Ilha da Boa Vista e a ilha de Santiago. Em ambos os casos estudei em contextos urbanos, respectivamente, na Vila de Sal-Rei e na Cidade da Praia (a capital do país).

Keywords : migrações; segredos; mentiras; famílias; etnografia; Cabo Verde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )