SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Effect of the bentonite application on the cadmium mobility in an ArgisolMicrobiological analysis of drinking water quality of Ananthanar channel of Kanyakumari district, Tamil Nadu, India author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ambiente & Água

On-line version ISSN 1980-993X

Abstract

OLIVEIRA, Kleverson Wessel de et al. Perfis de resistência antimicrobiana de cepas de Escherichia coli diarreiogênicas isoladas de praias do Reservatório de Lajeado, em Tocantins, Brasil. Rev. Ambient. Água [online]. 2012, vol.7, n.2, pp.30-41. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.756.

A exposição humana à água contaminada constitui um importante mecanismo para a transmissão de patógenos gastrointestinais. Cepas de Escherichia coli diarreiogênicas podem causar infecções entéricas em humanos e incluem seis categorias diferentes de acordo com fatores de virulência. Este trabalho tem por objetivos detectar a presença de cepas diarreiogênicas de E. coli nas águas de sete praias do reservatório de Lajeado, Tocantins, Brasil e testar a resistência a drogas antimicrobianas para correlacionar com a possível contaminação da água por fezes humanas. As contagens de coliformes totais e E. coli foram realizadas pela técnica do substrato cromogênico ColilertTM. A identificação bioquímica foi realizada utilizando kit API20E e a detecção dos fatores de virulência por PCR, empregando primers específicos para Shiga, LT e ST e genes de intimina. A susceptibilidade a 16 antibióticos foi testada pela técnica de difusão em discos de papel impregnados com antibiótico. Entre as 149 cepas de E. coli testadas, duas cepas de EPEC e duas de ETEC foram detectadas em águas de praias situadas em áreas urbanas, perto de descarga de efluentes. Estas cepas apresentaram resistência de 3 a 6 antibióticos. A provável origem humana das cepas é sugerida devido ao perfil de multiresistentes apresentado.

Keywords : Escherichia coli diarreiogênicas; resistência a antimicrobianos; fatores de virulência; PCR e praias fluviais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License