SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Avaliação de desempenho ambiental de sistemas para fornecimento de água quente para uso domésticoAs águas minerais no Brasil: uma análise do mercado e da institucionalidade para uma gestão integrada e sustentável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

MALDONADO, Luiz Henrique; WENDLAND, Edson Cezar  e  PORTO, Rodrigo de Melo. Avaliação de métodos de baixo custo para medição de vazão em córregos. Rev. Ambient. Água [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.402-412. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1293.

Com o aumento das taxas de poluição e sobre-explotação, a disponibilidade de água em muitas regiões do mundo tem diminuído. Nesse contexto, o gerenciamento quali-quantitativo dos recursos hídricos disponíveis torna-se de primordial importância. Assim, este trabalho objetiva avaliar a aplicabilidade de dois métodos de medição de vazão de baixo custo, porém com precisão adequada: método eletromagnético e método do bueiro. Os métodos foram aplicados em campo (bacia do Ribeirão da Onça), visando à identificação de suas vantagens e desvantagens, tendo como referência o método tradicional de medição de vazão (molinete). Comparando as vazões com medições convencionais, o medidor eletromagnético apresentou um desvio médio de -5%, porém possibilitou a medição de velocidades em condições de turbulência, ocasionadas pelas paredes laterais do canal. O método do bueiro apresentou desvios de vazão de 2,1%, porém apresentou limitações em situações de cheia. Os dois métodos de baixo custo apresentaram bons resultados referente à determinação da vazão, porém é fundamental o conhecimento de suas limitações operacionais.

Palavras-chave : bueiro; fluviometria; hidrometria; medidor eletromagnético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )