SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Evaluation of plant extracts to control haemonchosis in naturally infected sheep author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ambiente & Água

On-line version ISSN 1980-993X

Abstract

FEIL, Alexandre André; STRASBURG, Vírgilio José  and  SPILKI, Fernando Rosado. Variáveis intervenientes na existência de comitês de bacias hidrográficas no Brasil. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.340-350. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1828.

A gestão de bacias hidrográficas por meio de comitês é essencial na mediação entre a oferta e a demanda de água para consumo doméstico, industrial, agrícola, lazer, entre outros usos da água. Uma gestão exitosa pode ocorrer por meio da identificação e compreensão das características socioeconômicas, demográficas, entre outras, e assim formatar as práticas adotadas pelos comitês. Neste contexto, o escopo central deste estudo consistiu em analisar as variáveis intervenientes relacionadas aos aspectos geográficos, demográficos, socioeconômicos e a existência de comitê de bacias. A metodologia consiste na abordagem quantitativa, empregando-se uma pesquisa documental secundária e sua análise ocorreu por meio da aplicação da estatística descritiva e do teste de correlação de Pearson. Os principais resultados evidenciam que a explicação da existência de comitês de bacias hidrográficas relaciona-se com o tamanho da população que promove maior pressão à medida que aumenta. Além disso, evidenciou-se que a existência de comitês de bacias correlaciona-se com: crescimento econômico, quantidade de conflitos pelos múltiplos usos, coleta de esgotos e nível de degradação da qualidade ambiental. Conclui-se, portanto, que de fato existem variáveis intervenientes para a existência de comitês de bacias e que eles são necessários para a gestão eficiente destas variáveis.

Keywords : demográficos; geográficos; Pearson test; recursos hídricos; saneamento; socioeconômicos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )