SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue5Rapid assessment protocols of rivers as instruments of environmental education in elementary schoolsOccurrence of the invasive mollusc Melanoides tuberculata (Müller, 1774) in different aquatic systems of the Sorocaba River Basin, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ambiente & Água

On-line version ISSN 1980-993X

Abstract

COUTINHO, Eliane de Castro et al. Riscos socioeconômicos e ambientais em municípios banhados pelos afluentes do Rio Amazonas. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.5, pp.814-828. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.2013.

Os municípios da Amazônia brasileira são constantemente influenciados por secas e cheias, onde riscos socioeconômicos e ambientais afetam principalmente a população ribeirinha. Esses extremos de precipitação causam mudanças severas na hidrologia dos rios tanto em escala temporal quanto espacial. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi determinar o índice do risco socioeconômico e ambiental dos municípios que recebem influência dos afluentes e da calha principal do Rio Amazonas, comparando com eventos extremos de precipitação. Utilizaram-se dados mensais e anuais de precipitação de 1982-2012 e dados sociais (população urbana, idosa, feminina e de crianças, nível de rendimento e de escolaridade) de 2010 para 47 municípios na Bacia Amazônica. Contudo, conclui-se que o risco foi maior durante eventos de cheia, principalmente, nos menores estados (Acre e Roraima) e maior vulnerabilidade nos maiores estados (Amazonas e Pará). Assim, as populações nos municípios ao longo do Rio Amazonas possuem risco socioeconômico e ambiental de moderado a muito forte devido à vulnerabilidade alta associada com a urbanização e com a pobreza, além de ameaça de enchentes e estiagens variando de moderada a alta.

Keywords : eventos extremos; região amazônica; vulnerabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )