SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4The degradation of methylene blue dye by the strains of Pleurotus sp. with potential applications in bioremediation processesMicroclimate in understories of a mango orchard and a degraded area in the Eastern Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ambiente & Água

On-line version ISSN 1980-993X

Abstract

NASCIMENTO, Felipe Tiago do et al. Eficácia de um destilador solar na desinfecção de vírus e bactérias indicadoras em água destinada ao consumo humano. Rev. Ambient. Água [online]. 2018, vol.13, n.4, e2084.  Epub Aug 09, 2018. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2084.

A destilação natural da água pode destruir e/ou inativar microorganismos que são sensíveis ao calor e a radiação ultravioleta (UV). Este método é utilizado, atualmente, para fornecer água potável em navios e para dessalinização de água salobra. Para o desenvolvimento desta pesquisa, um destilador solar em escala piloto foi construído e instalado na região sul do Brasil de forma a se verificar a eficiência do equipamento na desinfecção de água. A verificação de eficiência do equipamento foi baseada na determinação do número mais provável (NMP) de coliformes totais e Escherichia coli bem como no número de cópias de DNA do adenovírus humano tipo 5 (HAdV-5) em amostras de água antes e após a destilação. Os resultados demonstraram que houve 100% de remoção de coliformes totais e E. coli e 4,5 log (99,997%) de remoção de HAdV-5 após a destilação, o que está de acordo com o padrão microbiológico de potabilidade determinado pela legislação brasileira, pela USEPA e pela HEALTH CANADA.

Keywords : adenovírus; desinfecção de água; destilação solar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )